Falatório: Participação e democracia na escola
Falatório: Participação e democracia na escola
- EditoraCONTRA CAPA
- Modelo: 6200881
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Compreender como é e como pode ser a participação de crianças e jovens na
escola parece ser fundamental para se construir uma escola que tenha sentido
na vida deles e possibilite também a realização pessoal e profissional dos
educadores. Hoje, a impressão é a de que os dois grupos se frustram por não
poderem atualizar na escola o que desejam e o que pensam que ela deveria ser.
Em muitas situações, o diálogo se torna difícil, quase impossível. Frente a um
cenário que se afigura inexorável, muitos educadores têm desistido da
profissão, e muitas crianças e jovens abandonam a escola; quando não podem
fazê-lo, passam a odiar o saber, os livros e a situação escolar. Se a escola
precisa encontrar caminhos diferentes, esses não vão resultar da clarividência
de gestores, políticos ou governos, que, de cima para baixo, ditarão novos
formatos, regulamentos e objetivos para a vida escolar. Mostra-se imperativo
que educadores, crianças e jovens se mobilizem e participem desse processo. Só
assim uma escola que diga respeito aos interesses de crianças e jovens, e que
traga em si possibilidades e objetivos que os educadores julgam como
relevantes e adequados, poderá ser construída.
escola parece ser fundamental para se construir uma escola que tenha sentido
na vida deles e possibilite também a realização pessoal e profissional dos
educadores. Hoje, a impressão é a de que os dois grupos se frustram por não
poderem atualizar na escola o que desejam e o que pensam que ela deveria ser.
Em muitas situações, o diálogo se torna difícil, quase impossível. Frente a um
cenário que se afigura inexorável, muitos educadores têm desistido da
profissão, e muitas crianças e jovens abandonam a escola; quando não podem
fazê-lo, passam a odiar o saber, os livros e a situação escolar. Se a escola
precisa encontrar caminhos diferentes, esses não vão resultar da clarividência
de gestores, políticos ou governos, que, de cima para baixo, ditarão novos
formatos, regulamentos e objetivos para a vida escolar. Mostra-se imperativo
que educadores, crianças e jovens se mobilizem e participem desse processo. Só
assim uma escola que diga respeito aos interesses de crianças e jovens, e que
traga em si possibilidades e objetivos que os educadores julgam como
relevantes e adequados, poderá ser construída.
Características | |
Autor | Lucia Rabello De Castro (Coord.) |
Biografia | Compreender como é e como pode ser a participação de crianças e jovens na escola parece ser fundamental para se construir uma escola que tenha sentido na vida deles e possibilite também a realização pessoal e profissional dos educadores. Hoje, a impressão é a de que os dois grupos se frustram por não poderem atualizar na escola o que desejam e o que pensam que ela deveria ser. Em muitas situações, o diálogo se torna difícil, quase impossível. Frente a um cenário que se afigura inexorável, muitos educadores têm desistido da profissão, e muitas crianças e jovens abandonam a escola; quando não podem fazê-lo, passam a odiar o saber, os livros e a situação escolar. Se a escola precisa encontrar caminhos diferentes, esses não vão resultar da clarividência de gestores, políticos ou governos, que, de cima para baixo, ditarão novos formatos, regulamentos e objetivos para a vida escolar. Mostra-se imperativo que educadores, crianças e jovens se mobilizem e participem desse processo. Só assim uma escola que diga respeito aos interesses de crianças e jovens, e que traga em si possibilidades e objetivos que os educadores julgam como relevantes e adequados, poderá ser construída. |
Comprimento | 23 |
Edição | 1 |
Editora | CONTRA CAPA |
ISBN | 9788577400881 |
Largura | 16 |
Páginas | 352 |